Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Saúde informa sobre caso de meningite em Formiga

A Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, emite nota de esclarecimento sobre o registro da ocorrência de um caso confirmado de meningite no município. De acordo com a pasta, no dia 05 de junho, uma adolescente formiguense deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por apresentar sintômas, como dor nos membros inferiores; dor de cabeça; vômitos; fraqueza e algumas petéquias, que são pontos avermelhados no corpo e que causam uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos. Ao ser examinada pelo médico plantonista, foi solicitada a realização de exames laboratoriais, cujos resultados sugeriam um grave quadro, porém, sem diagnóstico preciso. A partir deste fato, a paciente foi encaminhada para a internação na Santa Casa de Formiga.

Com o agravamento da condição da paciente e, ainda, sem um diagnóstico conclusivo, a adolescente foi avaliada pela equipe epidemiológica, que solicitou a coleta de amostras de sangue para a análise de febres hemorrágicas (hantavirose, leptospirose, dengue, chikungunya, febre amarela, febre maculosa, zika e meningite). Tais amostras foram encaminhadas à Funed (Fundação Ezequiel Dias). No entanto, devido à complexidade dos exames, os resultados não são liberados rapidamente.

No dia 06 de junho, ainda sem um diagnóstico preciso, houve um agravamento no quadro clínico da paciente, levando-a a óbito. Mediante a situação, a equipe de Vigilância em Saúde adotou medidas preventivas para monitorar qualquer anormalidade que ocorresse com os contatos íntimos domiciliares, que são pessoas que convivem, no mesmo ambiente, por no mínimo oito horas diárias. Pelo que foi apurado pela equipe, a única pessoa com idade mais suscetível ao contágio e que convivia proximamente à adolescente era a sua irmã.

O DIAGNÓSTICO

No dia 21 de junho, sexta-feira, a Fundação Ezequiel Dias publicou em seu sitio oficial o resultado dos exames laboratorias, cujo laudo deu positivo para meningite. Desta maneira, o diagnóstico foi informado à família da adolescente.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, antes mesmo da publicação do resultado, a Secretaria Municipal de Saúde ministrou a quimioprofilaxia à irmã da adolescente, como medida preventiva, uma vez que o período de incubação do agente etiológico é de dez dias. Está sendo realizada, também, a averiguação dos cartões de vacinação dos alunos que frequentam a escola na qual a adolescente estudava. No entanto, mesmo passado o período de incubação do agente etiológico a secretaria continua o trabalho de monitoramento.

“DIA D”

No dia 06 de julho, sábado, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o “Dia D” de regularização dos cartões de vacinação dos munícipes. Na ocasião, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atender toda a população formiguense. As vacinas contra a meningite devem ser ministradas em adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Fonte/Reprodução

Você sabia que a Radio Positiva também está no Instagram e Facebook? Fique por dentro de noticias exclusivas!

👍Curta a página da Rádio Positiva ➡ bit.ly/2GX6kFO
Siga no Instagram ➡ http://bit.ly/2V9lVq2
App Positiva para iOS ➡ https://apple.co/2U9jU0r
App Positiva para Android ➡ http://bit.ly/androidpositiva
App Positiva para Windows 10 http://bit.ly/2Uh9XK
 

Participe do grupo do whatsapp da Rádio Positiva Web   http://bit.ly/31gYYo3

Deixe seu comentário: