Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

10 filmes que estão completando 20 anos em 2019

O cinema teve períodos bastante produtivos ao longo de sua história. Os anos 60 e 70, por exemplo, renderam incontáveis filmes de faroeste, enquanto os anos 80 foram excelentes para as produções de aventura e os anos 2000 marcaram o auge dos filmes de super-herói. Porém, nenhum ano específico foi tão prolífico como 1999. Praticamente todos os gêneros foram contemplados, vários diretores, atores e atrizes participaram de obras-primas, os filmes rapidamente viraram clássicos e até hoje são referência para quem produz cinema.

Confira uma lista de dez produções que saíram naquele ano e repare como ele foi importante na história do cinema:

Matrix

Vamos começar logo chutando a porta. Matrix é considerado um dos filmes que mais revolucionou a forma como se pensa a ficção científica no cinema. Dirigido pelas irmãs Wachowski, o filme trouxe inspirações de obras como Ghost in the Shell e Blade Runner para questionar a nossa própria realidade. Adicione à reflexão filosófica os efeitos visuais e sonoros inovadores… e voilà: um dos maiores filmes da história.

Clube da Luta

Outro que brincou com a percepção da realidade na cabeça dos espectadores foi Clube da Luta. Inspirado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, o filme de David Fincher acompanha a jornada de autoconhecimento de um cara deprimido vivido por Edward Norton, que descobre algumas verdades dolorosas sobre a classe média com outro cara, Tyler Durden (Brad Pitt), e uma mulher também desolada com a sociedade (Helena Bonham-Carter).

O Sexto Sentido

Brincar com o psicológico era a tendência em 1999. O Sexto Sentido é um terror protagonizado por uma criança (Haley Joel Osment) que consegue ver e falar com espíritos (o tempo todo) e conta com a ajuda do psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) – que também é meio perturbado. O diretor M. Night Shayamalan os levou os dois personagens principais a um dos maiores plot twists da história. Vale a pena até hoje, mesmo já sabendo do final.

 4 De Olhos Bem Fechados

Além de ter sido o último filme do genial diretor Stanley Kubrick (que morreu poucos meses antes da estreia), De Olhos Bem Fechados chamou a atenção por juntar dois dos maiores atores em atividade na época: Tom Cruise e Nicole Kidman (que, inclusive, eram um casal na vida real). A trama bizarra que apela para um drama/suspense psicológico ainda completa o grande arsenal de atrativos para fazer deste um dos grandes títulos daquele ano.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma

Foram 16 anos de espera até Star Wars voltar às telonas. É difícil imaginar algo dessas proporções, mas seria como se o próximo filme dos Vingadores saísse apenas em 2035. George Lucas demorou isso tudo para filmar a prequel pois estava aguardando que os efeitos visuais já tivessem evoluído o suficiente para que ele colocasse em prática o que tinha em mente para a franquia. A expectativa, porém, cresceu tanto que a recepção da crítica e do público não conseguiu acompanhar. Apesar da grande hype envolvida e das bilheterias estratosféricas, esse é um dos piores filmes de Star Wars já feito.

Beleza Americana

Antes de ter a carreira arruinada por envolvimento em escândalos sexuais, Kevin Spacey já foi um dos maiores atores de Hollywood. Beleza Americana é um marco na trajetória do artista, que levou o Oscar de Melhor Ator em 2000 pelo papel nessa produção. O filme ainda levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor (Sam Mendes), Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

Alguns filmes nem são grandes sucessos de crítica e público na época da estreia no cinema, mas depois se tornam queridinhos cult dos cinéfilos por aí. É o caso de 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, comédia romântica que lançou Heath Legder e Julia Stiles e ainda tinha Joseph Gordon-Levitt no elenco. A Sessão da Tarde e os adolescentes dos anos 2000 agradecem até hoje.

American Pie

Outra comédia típica dos anos 90 que foi lançada em 1999 foi American Pie. Esta, porém, virou um marco nas comédias de besteirol, ganhando nada menos que duas continuações e quatro spin-offs. O elenco foi uma vitrine para filmes e séries dos anos seguintes, com Jason Biggs (Orange is the New Black), Alyson Hannigan (How I Met Your Mother), Seann William Scott (Cara, Cadê o Meu Carro?) e Tara Reid (Sharknado), por exemplo.

Tarzan 

A Disney lançou dois clássicos em 1999. Tarzan carregava a pressão de ser o filme mais caro já feito até aquela época (130 milhões de dólares para ser produzido), mas arrecadou 448 milhões ao redor do mundo. Isso levou o filme à quinta maior bilheteria geral e segunda maior entre animações naquele ano; foi também o primeiro longa da Disney a estrear em primeiro lugar na América do Norte desde Pocahontas (1995). Ainda levou um Oscar e um Globo de Ouro de Melhor Canção Original, e um Grammy de Melhor Trilha Sonora.

Toy Story 2

Meses depois, porém, Toy Story 2 chegou para aquecer o coração dos fãs do seu antecessor, de 1995. Woody, Buzz e cia. voltaram com tudo, batendo o recorde de Tarzan e arrecadando US$ 485 milhões – terceira maior bilheteria do ano, primeira entre as animações. O filme ganhou um Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia/Musical e um Grammy de Melhor Canção (“When She Loved Me”, Randy Newman), além de uma continuação: Toy Story 3 (2010).

Achou que era só isso? O ano de 1999 ainda teve À Espera de um MilagreAustin PowersQuero Ser John MalkovichA Bruxa de BlairO Gigante de FerroGarota InterrompidaO Homem Bicentenário, A Lenda do Cavaleiro Sem CabeçaMagnoliaNoiva em FugaStigmataTalentoso RipleySouth Park: Maior, Melhor e Sem Cortes Um Lugar Chamado Notting Hill.

Que ano, meus amigos!

 

 

Baixe o  aplicativo da Rádio Positiva disponível para Android 5.0 ou Superior clique aqui para baixar.

Caso seu Smartphone tenha um Android inferior ao 5.0 clique aqui e salve o atalho na área de trabalho.

Baixe também no seu Xbox One e Windows 10 na Windows Store clique aqui.

Fonte/Reprodução

Deixe seu comentário: